Powered By Blogger

terça-feira, 19 de abril de 2011

Operação Guilhotina: Concedida liberdade para 43 presos.


Divulgação

Rio - A Justiça concedeu liberdade para 43 presos da Operação Guilhotina desencadeada em fevereiro deste ano. A procuradora de Justiça, Celma Alves, coordenadora do grupo de habeas corpus do Ministério Público, disse que o MP ainda não recebeu a decisão do juiz, mas adiantou que o órgão vai analisar os fundamentos da decisão e recorrer. Os alvarás de soltura já  estão sendo expedidos e os presos devem sair ainda nesta terça-feira.


Até a tarde desta terça, o número de habeas corpus concedidos era de 40  Apenas os acusados presos em flagrante continuam sob custódia. O pedido foi aprovado, por unanimidade, pela 7ª Câmara Criminal.
Os suspeitos foram denunciados por formação de quadrilha, peculato, corrupção passiva, extorsão, violação de sigilo funcional e comércio ilegal de arma. De acordo com as investigações, um grupo fazia parte de milícia; dois eram ligados a traficantes e praticavam o ‘espólio de guerra’ (desviavam armas, munição, drogas e objetos apreendidos em operações); e o quarto atuava na segurança de contraventores.

Segundo a Polícia Federal, um dos grupos “promoveu uma verdadeira devassa no Complexo do Alemão”, durante a ocupação da região ano passado. Os agentes chegaram a chamar o local de Serra Pelada, região do Pará famosa pela
corrida ao ouro nos anos 80. Outros policiais teriam recebido propina dos traficantes Rogério Rios Mosqueira, o Roupinol, morto no ano passado, e de Antonio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, para vazar as operações.

Segundo a denúncia, não existia hierarquia entre a chefia da milícia, exercida por três policiais, e os que atuavam no segundo escalão do bando. Oliveira seria responsável por 'facilitar suas atividades controlando as autoridades das delegacias nas quais os milicianos exerciam suas funções'.

Alguns integrantes tinham a missão de arrecadar bens e armas, enquanto outros patrulhavam a favela. No grupo, também havia os encarregados de atacar quem se opusesse à milícia. Controle do transporte alternativo, ‘gatonet’ e distribuição de gás e água eram outras funções. Entre os policiais que serão soltos estão o PM Ricardo Afonso Fernandes, conhecido como Afonsinho e o policial civil Leonardo da Silva Torres, o Trovão.


De acordo com o advogado Ricardo Braga, do escritório Mario Sergio Machado Monteiro, que defende o delegado Carlos Oliveira, a Justiça entendeu que a prisão do policial era desnecessária. "O desembargador Sidney Rosa teve o cuidado de, diante da informação da autoridade coatora,  verificar qual a testemunha que estava sob a custódia do estado. E verificou que essa informação não estava compatível com a realidade"
 
Reportagem de Adriana Cruz e Leslie Leitão

Nenhum comentário:

Postar um comentário