Corregedor Waldyr Soares - Foto Agência O Dia. |
O corregedor da PM, coronel Waldyr Soares, disse nesta quinta-feira pela manhã que policiais militares de serviço nas ruas serão fiscalizados pela corregedoria. De acordo ele, a medida tem como objetivo evitar possíveis desvios de conduta. Os militares já contam com fiscalização dos batalhões, mas segundo Soares, as vistorias da corregedoria serão itinerantes.
Viaturas Novas da PM |
Os equipamentos possuem tela tátil, teclado e permitirão aos policiais receberem informações das ocorrências com a localização georeferenciada e o posicionamento de outras viaturas.
Fonte: O Dia
Além dessa novidade, já está em fase de licitação na Secretaria de Segurança a compra do primeiro lote de 4 mil câmeras que serão instaladas nas viaturas para registrar todo o trabalho dos policiais. Cada carro possuirá duas câmeras.
Câmeras serão instaladas nas viaturas para registrar trabalho dos PMs | Foto: Divulgação
Os carros serão distribuídos pelo 2º Batalhão (Botafogo), 5º Batalhão (Centro), 19º Batalhão (Copacabana), 23º Batalhão (Leblon), 39º Batalhão (Belford Roxo), Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas e Corregedoria Interna.
Corregedor promete agir com rigor.
O novo corregedor da Polícia Militar, coronel Waldyr Soares Filho, confirmado na última segunda-feira no cargo, prometeu fazer valer a lei para todos os policiais presos na Unidade Prisional da PM (antigo BEP).
Com pelo menos cinco anos de experiência na área jurídica e correcional, o oficial disse que fará valer a Lei de Execuções Penais.
“O policial que descumprir a lei será responsabilizado. O que não é tolerado pela Lei de Execuções Penais não será permitido”, prometeu.
Além de combater irregularidades e desvios de conduta na unidade que vem sendo alvo de denúncias nas últimas semanas, o novo corregedor também terá pela frente a difícil tarefa de diminuir os abusos em registros de auto de resistência na PM.
Sobre o assunto, o coronel afirma que cada caso será analisado também dentro do que a lei prevê para este tipo de registro. “O auto de resistência é legitimado pela lei. O que vamos combater é a deturpação dos autos. O uso errado é que é reprovável”, afirmou o coronel.
Com 47 anos e 26 de corporação, a última unidade comandada pelo coronel foi o Batalhão de Choque (BPChoque).
É bacharel em Direito, formação que o gabaritou para o posto de assessor jurídico do gabinete do ex-comandante-geral Mário Sérgio Duarte. Nos quatro anos anteriores, Waldyr trabalhou como assistente jurídico da Corregedoria Geral Unificada (CGU).
De acordo com a assessoria de imprensa, a nomeação de Waldyr será publicada nesta terça-feira no Boletim Interno da PM.
Novo comandante do CPA de Niterói e São Gonçalo vem de Volta Redonda.
Foi anunciada nesta segunda-feira também a nomeação do coronel Maurício Moraes para ficar à frente do 4º Comando de Policiamento de Área (CPA - Niterói e São Gonçalo). Ele comandava o 5º CPA (Sul Fluminense).
As mudanças de comando ocorreram na PM após a prisão do ex-comandante do 7º BPM (São Gonçalo) Cláudio Luiz Silva de Oliveira, acusado de mandar matar a juíza Patrícia Acioli.
Ela foi executada com 21 tiros em agosto, na porta de casa, em Niterói.
Ex-comandante-geral da PM, Mário Sérgio Duarte, que indicou Cláudio para o posto, pediu exoneração. Assumiu o coronel Erir Ribeiro Costa Filho.
Fonte: O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário